terça-feira, 29 de abril de 2014

Lição 3 - Aproveite a concessão de crédito do governo a juros baixos tabela SAC para compra da sua primeira casa

No Brasil as pessoas tem muito receio em pegar empréstimo a longo prazo em grande parte devido a geração de pessoas que sofreram com a hiperinflação do Brasil antes da estabilização da moeda.

Um vestígio do que esse tempo representou à nova geração é o medo de estender os prazos de financiamentos com medo de serem presas da inflação.

Descobri isso no momento em que eu e outras pessoas se depararam com a seguinte situação:

Amortizar o financiamento digamos com a metade do valor do principal para reduzir mais da metade do tempo de financiamento ou simplesmente não amortizar e utilizar essa disponibilidade para render e ajudar no pagamento dos juros das prestações do financiamento durante todo o tempo acordado?

Fico com a segunda, pelo seguinte:

Os juros são mais caros no início, então no final vai o valor do primcipal será preponderante. Se o indivíduo vai gastar muito com o financiamento isso será feito nos primeiros anos.

O rendimento mensal de digamos 1,5% ao mês é suficiente para pagar grande parte do valor do juros, prêmio e seguro nos primeiros 10 anos e depois ele paga esses e inclusive o principal. Ou seja, porque perder essa maquininha de fazer dinheiro por simplesmente temer o pior (hiperinflação) ou perda da disponibilidade.

É claro não estou dizendo que a pessoa deva depender exclusivamente dos rendimentos dessa disponibilidade não usada para amortizar isso é irresponsável, mas se a pessoa tiver uma capacidade de pagamento extra, porque não usar essa maquininha e no final ter o imóvel e a disponibilidade ao seu favor.

É incrível também como é difícil convencer as pessoas disso pois existe um teor emocioanl nas pessoas de que ter empréstimo, mesmo que seja barato, é muito perigoso (afinal vimos situações incrédulas que ocorreram com os nossos pais na época da hiperinflação).

Enfim, aproveite a concessão de crédito do governo a juros baixos tabela SAC para compra da sua primeira casa e no final saia de casa e com investimentos bombando. Depois preciso postar uma simulação real aqui para ilustrar esse cenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário